Título

Questões conceituais nas ciências do comportamento e do cérebro.

 

Descrição

Fenômenos comportamentais são estudados a partir de vários níveis de análise (e.g., fisiologia, controle de estímulos, evolução), com as diversas disciplinas especializadas em diferentes níveis lançando mão de modelos explicativos variados. Modelos originados e desenvolvidos em contextos filosóficos e metodológicos dissimilares, frequentemente se apresentam como alternativas explicativas rivais, embora muitos sejam potencialmente complementares, por abordarem níveis de análise distintos de um mesmo fenômeno. Mesmo quando se reconhece a complementaridade de hipóteses relativas a diferentes níveis de análise, a falta de um terreno conceitual compartilhado dificulta a formulação de um modelo integrativo. Tendo este pano de fundo e tendo em vista a proposta interdisciplinar, antirreducionista e integrativa do PPGNC, o projeto congrega investigações teóricas sobre aspectos conceituais na investigação científica de fenômenos comportamentais variados, com ênfase na coerência interna dos quadros conceituais de modelos explicativos específicos e em potenciais interlocuções entre modelos explicativos diferentes para o mesmo fenômeno. Tais investigações tem como objetivo contribuir com insumos para a eventual construção de um terreno conceitual coerente para a interpretação e articulação de dados oriundos de diferentes ciências na interface entre as ciências do comportamento e do cérebro.